terça-feira, 10 de novembro de 2009


Mais uma vez, os alunos dos Cursos de Comunicação Social da Unoesc Joaçaba, promoveram um encontro entre acadêmicos e palestrantes, abordando assuntos polêmicos, e de interesse coletivo. Dessa vez, o Auditório D da universidade foi palco do II Fórum da Comunicação, tendo como palestrante, o professor Pedrinho Guareschi, autor de inúmeros livros e altamente conceituado na área da comunicação. Prendendo a atenção de todos com o tema ”Mídia, democracia e cultura”, o professor falou aproximadamente uma hora sobre o poder de uma boa comunicação, a importância da mídia na sociedade, os valores que ela carrega, além de alertar a todos sobre o poder de persuasão e manipulação consciente e inconscientemente que a mídia exerce.
Podemos destacar vários pontos importantes que foram citados durante a palestra, a começar pela frase inicial de Pedrinho, onde ele diz: “Quem tem comunicação, tem poder!”. Ele comentou também, sobre as funções da mídia, sendo que ela constrói a realidade, imprime valores a essa realidade, monta pauta de discussão e por último, a mídia constrói nossa subjetividade.
Pedrinho também falou sobre a internet e as novas mídias. Segundo ele, a internet recheia as pessoas de informações, o que as torna apáticas e sem criatividade. Ela também nos trás inúmeras respostas, porém nos faltam perguntas, e com toda velocidade e conteúdo que temos, acabamos virando uma sociedade de dataholics, ou seja, pessoas que cortam o tempo, que querem tudo para agora, para já... Para ontem! E logo após a palestra, foi aberto um momento para que os acadêmicos fizessem perguntas ao palestrante, e encerrando com chave de outro, Pedrinho Guareschi nos disse a seguinte frase: “A manipulação é tanta que há poucas pessoas que ainda tem liberdade na hora da escolha.”, fazendo com que todos que estavam lá refletissem um pouco mais sobre seus próprios valores.

“Comunicação deveria fazer parte da cesta básica, pois todos necessitam dele cada vez mais!”
Pedrinho Guareschi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário